Avenida Getúlio Vargas, 1816 - Baeta Neves - São Bernardo do Campo - SP 11 4226-2213 11 98270-4778

Aguá da torneira faz mal para a saúde

Conheça nossas Notícias

Aguá da torneira faz mal para a saúde

Muitas cidades obedecem às normas de seus governos ou as Diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) relativas à Qualidade da Água Potável, mas isso não significa que a água que sai da sua torneira é pura. Desinfetantes e outros produtos químicos são adicionados para matar todos os germes que possam estar presentes no abastecimento de água, mas eles podem fazer com que a água da torneira tenha cheiro e gosto desagradáveis.

Os desinfetantes também deixam derivantes indesejáveis na água da torneira, que podem ser prejudiciais à saúde. Canos subterrâneos e tanques de água corroídos ou sujos também podem afetar a qualidade da água que sai da sua torneira.

A água que bebemos pode até parecer pura, mas, examinando-a com cuidado, você pode descobrir convidados indesejáveis dentro dela. Não podemos vê-los. Não podemos sentir seu cheiro. Algumas vezes, nem podemos senti-los. Mas eles estão lá. Sem uma higienização de bebedouro, a aguá pode estar inapropriada para consumo e você pode estar colocando a saúde da sua família em risco.

Veja abaixo o que normalmente aparece na água de torneira e o que é possível fazer para garantir que a água que você bebe é realmente pura.

Cloro

Um tipo de desinfetante adicionado para controlar micro-organismos, como bactérias e vírus. Ele pode afetar o gosto e o odor da água, além de trazer elementos perigosos e causadores de infecção.

Metais Pesados

Podem penetrar na água através dos canos que entram na sua casa ou de fontes de água contaminada, como rios poluídos por descargas de fábricas irresponsáveis. A exposição excessiva ao chumbo é perigosa, especialmente para crianças e bebês.

Vírus

Podem aparecer na água exposta ao meio ambiente, seja através de sistemas inadequados de encanamento ou do armazenamento em reservatórios abertos. A água turva rica em sedimentos também pode conter vírus. Podem causar diarreia, cólicas estomacais, giardíase, hepatite, icterícia, febre tifoide e disenteria.

Compostos orgânicos Voláteis

Em sua maioria, os compostos orgânicos voláteis (COV) são agentes poluidores industriais feitos pelo homem, que invadem as fontes de água a partir da descarga de fábricas ou de instalações químicas. Os efeitos potenciais sobre a saúde incluem aumento do risco de câncer e problemas no sistema imunológico.

Cistos e Algas

A água armazenada em ambientes abertos (como caixas d’água) também pode ser utilizada por pequenos animais, como pássaros e ratos. Dessa forma, cistos e algas entram na sua água potável e fazem você ficar doente.

DBPs

São infecções derivadas de produtos, e resultam da interação entre os compostos orgânicos voláteis (VOCs) e desinfetantes químicos como cloro. Suspeita-se que os DBPs sejam carcinogênicos.

Resíduos de Medicamentos

Os medicamentos pelos seres humanos e animais penetram no sistema de esgoto através de matéria fecal e urina. Tratamentos sanitários inadequados poluem fontes de água como rios, contaminando sua água e fazendo você ficar doente.

Pesticidas

Utilizados por fazendeiros para proteger as colheitas, os pesticidas penetram nas fontes de água da chuva, como nos rios. Os poluentes agrícolas podem causar vários problemas de saúde.

Bactérias

Podem aparecer na água exposta ao meio ambiente, seja através de sistemas inadequados de encanamento ou do armazenamento em reservatórios abertos. Sabe-se que causa diarreia, cólicas estomacais, giardíase, hepatite, icterícia, febre tifoide e disenteria.

Você sabia que ferver a água da torneira não a purifica totalmente?

Ferver a água parece uma boa ideia, porque é mais barato do que comprar todas aquelas garrafas na loja e levá-las para casa. Mas infelizmente: 20 minutos de intensa fervura não conseguem remover todas as impurezas que podem estar presentes na sua água. Até porque, ferver a água, além de ser uma maneira ineficaz de obter água potável, é inconveniente: pois exige muito tempo e força de vontade.

Observações:

A manutenção de bebedouro e de filtros deve ser feita semestralmente por um profissional capacitado, sendo em alguns casos trimestralmente.

Portanto, busque um fornecedor de confiança para garantir os devidos cuidados e receber as orientações gerais para conservação do equipamento. Com acompanhamento de uma empresa experiente na “manutenção de bebedouro”, você amplia a vida útil dos equipamentos e oferece mais saúde para os usuários que desfrutam desse recurso.

E então, gostou de saber mais sobre os motivos da aguá da torneira fazer mal para a saúde? Já toma alguns desses cuidados? Tem outras dúvidas ou sugestões?

Deixe seu comentário e entre para a conversa!

Não perca nossos próximos posts.

Não esquece de nos ajudar, seguir nosso Instagram e acompanhar nossos posts diários #tjlfiltros



chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TJL Filtros www.tjlfiltros.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×