Avenida Getúlio Vargas, 1816 - Baeta Neves - São Bernardo do Campo - SP 11 4226-2213 11 98270-4778

Sua empresa oferece água realmente potável aos colaboradores?

Conheça nossas Notícias

Sua empresa oferece água realmente potável aos colaboradores?

Independentemente do porte ou segmento de atuação da empresa em que você trabalha, uma coisa é certa: todos ali precisam tomar água no dia a dia enquanto cumprem suas tarefas profissionais. Então, fica a pergunta: você sabe como está a qualidade da água oferecida na empresa por meio dos bebedouros, filtros e chuveiros? O assunto é discutido em uma recente portaria do Ministério da Saúde, a PORTARIA DE CONSOLIDAÇÃO Nº 5, DE 28 DE SETEMBRO DE 2017, mas ganhou importância desde 1977, quando da primeira legislação nacional que estabeleceu o padrão de potabilidade brasileira, após assinatura do Decreto Federal nº 79.367, de 9 de março do mesmo ano.

Embora ainda haja muita gente que não se incomode com a questão, consumindo até mesmo água diretamente de torneiras, acreditando somente no tratamento executado pelas estações de esgoto, é preciso que todas as empresas realizem uma análise de água, que nada mais é do que uma avaliação sob parâmetros físico-químicos executada por profissionais específicos para atestar a potabilidade e os níveis de sujeiras, sedimentos, cloro, entre outros elementos. Com isso, caso se mostre necessária, é realizada a higienização dos aparelhos (filtros, bebedouros e purificadores) para melhoria de qualidade de água, evitando doenças diversas em seus colaboradores. A verificação, segundo a TJL Filtros, deve ser feita a cada seis meses, pelo menos. “Essas simples práticas, de analisar e realizar a manutenção e limpeza necessárias, podem evitar dezenas de doenças, que afastariam os profissionais de seus postos, gerando perdas à empresa. É de total responsabilidade do empregador fornecer, entre outras coisas, uma água de qualidade”, explica Leonardo Castelli, diretor da empresa especializada em higienização de bebedouro, e instalação filtros, e e instalação filtros, e e instalação filtros, e e instalação filtros, e e instalação filtros, e e instalação filtros, e e instalação filtros, e e instalação filtros, e e instalação filtros, e e instalação filtros, e e instalação filtros, e e instalação filtros, e manutenção e instalação de filtros, bebedouros e purificadores de água.

É de extrema importância a higienização de higienização de higienização de higienização de higienização de higienização de higienização de higienização de higienização de higienização de higienização de higienização de higienização de filtros e bebedouros, eliminando todo tipo de bactéria. O mesmo vale para empresas que fornecem chuveiros aos colaboradores. A água chega diretamente das estações de tratamento das companhias de saneamento, que seguem padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde (Portaria 2914/2011), garantindo níveis de potabilidade até a entrada do imóvel. Após isso, a responsabilidade de manter os reservatórios limpos, em boas condições e livres de sujidades é da empresa.

Canos de passagem de água danificados, como pode ocorrer com tubulações antigas e sem uma pré filtragem podem gerar contaminação na água, elevando quantidade de bactérias, alterando cor e cheiro, e trazendo sujeiras diversas. A falta de limpeza nos reservatórios de água da empresa é outro agravante. Tampas e eventuais rachaduras devem ser reparadas sempre. E, para a água não criar muita bactéria, o cloro é indispensável na caixa. Por isso, é necessária a instalação do filtro após a saída dela.

Fique de olho

Embora a Portaria 5/17 não estabeleça obrigações diretas às empresas que recebem água potável das concessionárias públicas, as NRs 18 e 24 ressaltam a atribuição de controle dos níveis de potabilidade por parte das empresas a seus empregados. Inclusive, elas devem apresentar um laudo referente à água que é distribuída nos pontos de consumo, já que pode ser exigido em auditorias externas de Conformidade Legal de Sistema SSO (Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho), para a validação do cumprimento às NRs 18 e 24.

Periodicidade

Quer saber mais sobre a periodicidade para realiza sua análise de água e garantir a melhor higienização de bebedouros e filtros de sua empresa? Confira o quadro abaixo:

E então, gostou de saber sobre o texto em que se sua empresa oferece água realmente potável aos colaboradores ? Tem outras dúvidas ou sugestões? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

Saiba mais sobre Higienização de bebedouro, acessando o link abaixo

Higienização de bebedouro de Água.

Gostou do texto? Fique à vontade para sugerir novos temas para nosso blog. Se tiver dúvidas, entre em contato pelos nossos canais de atendimento ou deixe seu comentário abaixo e entre para a conversa.

Não perca nossos próximos posts. Ah, aproveite e siga a TJL Filtros nas redes sociais: Facebook (/tjlfiltros) e Instagram (@tjlfiltros).



chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TJL Filtros www.tjlfiltros.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×