Conheça nossas Notícias
Independentemente do porte ou segmento de atuação da empresa em que você trabalha, uma coisa é certa: todos ali precisam tomar água no dia a dia enquanto cumprem suas tarefas profissionais. Então, fica a pergunta: você sabe como está a qualidade da água oferecida na empresa por meio dos bebedouros, filtros e chuveiros? O assunto é discutido em uma recente portaria do Ministério da Saúde, a PORTARIA DE CONSOLIDAÇÃO Nº 5, DE 28 DE SETEMBRO DE 2017, mas ganhou importância desde 1977, quando da primeira legislação nacional que estabeleceu o padrão de potabilidade brasileira, após assinatura do Decreto Federal nº 79.367, de 9 de março do mesmo ano.
Embora ainda haja muita gente que não se incomode com a questão, consumindo até mesmo água diretamente de torneiras, acreditando somente no tratamento executado pelas estações de esgoto, é preciso que todas as empresas realizem uma análise de água, que nada mais é do que uma avaliação sob parâmetros físico-químicos executada por profissionais específicos para atestar a potabilidade e os níveis de sujeiras, sedimentos, cloro, entre outros elementos. Com isso, caso se mostre necessária, é realizada a higienização dos aparelhos (filtros, bebedouros e purificadores) para melhoria de qualidade de água, evitando doenças diversas em seus colaboradores. A verificação, segundo a TJL Filtros, deve ser feita a cada seis meses, pelo menos. “Essas simples práticas, de analisar e realizar a manutenção e limpeza necessárias, podem evitar dezenas de doenças, que afastariam os profissionais de seus postos, gerando perdas à empresa. É de total responsabilidade do empregador fornecer, entre outras coisas, uma água de qualidade”, explica Leonardo Castelli, diretor da empresa especializada em higienização de bebedouro, e instalação filtros, e e instalação filtros, e e instalação filtros, e e instalação filtros, e e instalação filtros, e e instalação filtros, e e instalação filtros, e e instalação filtros, e e instalação filtros, e e instalação filtros, e e instalação filtros, e e instalação filtros, e manutenção e instalação de filtros, bebedouros e purificadores de água.
É de extrema importância a higienização de higienização de higienização de higienização de higienização de higienização de higienização de higienização de higienização de higienização de higienização de higienização de higienização de filtros e bebedouros, eliminando todo tipo de bactéria. O mesmo vale para empresas que fornecem chuveiros aos colaboradores. A água chega diretamente das estações de tratamento das companhias de saneamento, que seguem padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde (Portaria 2914/2011), garantindo níveis de potabilidade até a entrada do imóvel. Após isso, a responsabilidade de manter os reservatórios limpos, em boas condições e livres de sujidades é da empresa.
Canos de passagem de água danificados, como pode ocorrer com tubulações antigas e sem uma pré filtragem podem gerar contaminação na água, elevando quantidade de bactérias, alterando cor e cheiro, e trazendo sujeiras diversas. A falta de limpeza nos reservatórios de água da empresa é outro agravante. Tampas e eventuais rachaduras devem ser reparadas sempre. E, para a água não criar muita bactéria, o cloro é indispensável na caixa. Por isso, é necessária a instalação do filtro após a saída dela.
Fique de olho
Embora a Portaria 5/17 não estabeleça obrigações diretas às empresas que recebem água potável das concessionárias públicas, as NRs 18 e 24 ressaltam a atribuição de controle dos níveis de potabilidade por parte das empresas a seus empregados. Inclusive, elas devem apresentar um laudo referente à água que é distribuída nos pontos de consumo, já que pode ser exigido em auditorias externas de Conformidade Legal de Sistema SSO (Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho), para a validação do cumprimento às NRs 18 e 24.
Periodicidade
Quer saber mais sobre a periodicidade para realiza sua análise de água e garantir a melhor higienização de bebedouros e filtros de sua empresa? Confira o quadro abaixo:
E então, gostou de saber sobre o texto em que se sua empresa oferece água realmente potável aos colaboradores ? Tem outras dúvidas ou sugestões? Deixe seu comentário e entre para a conversa!
Saiba mais sobre Higienização de bebedouro, acessando o link abaixo
Higienização de bebedouro de Água.
Gostou do texto? Fique à vontade para sugerir novos temas para nosso blog. Se tiver dúvidas, entre em contato pelos nossos canais de atendimento ou deixe seu comentário abaixo e entre para a conversa.
Não perca nossos próximos posts. Ah, aproveite e siga a TJL Filtros nas redes sociais: Facebook (/tjlfiltros) e Instagram (@tjlfiltros).